.

.

sábado, 22 de dezembro de 2012

22/12/2012


A eficácia do tratamento da hepatite C


A possibilidade de cura da hepatite C depende de muitos fatores, os quais aumentam ou diminuem a possibilidade de sucesso com a terapia. O genótipo é o fator mais importante, sendo o genótipo 1 o que apresenta menor resposta terapêutica. Mas fatores como idade, grau de fibrose ou cirrose, sexo, cor da pele, peso, outras doenças existentes, abuso de álcool ou drogas, problemas psicológicos e psiquiátricos, etc. etc., também devem ser considerados para se estimar a possibilidade de cura com o tratamento.

Vejamos a seguir um quadro estatístico da possibilidade de cura ao se realizar o tratamento com interferon peguilado e ribavirina com dados universais após mais de 10 anos de aplicação do tratamento.

- GENÓTIPO 1 - A possibilidade de cura é de aproximadamente 40%. Ao final do tratamento de 48 semanas entre 60% e 70% se encontram indetectáveis, mas entre 20% e 30% apresentarão recidiva nos seis meses seguintes. Entre 30% e 40% não conseguem apresentar resposta durante o tratamento.

- GENÓTIPO 2 - A possibilidade de cura é de aproximadamente 74%. Ao final do tratamento de 24 semanas 95% se encontram indetectáveis, mas 21% apresentarão recidiva nos seis meses seguintes. 5% não conseguem apresentar resposta durante o tratamento.

- GENÓTIPO 3 - A possibilidade de cura é de aproximadamente 69%. Ao final do tratamento de 24 semanas 90% se encontram indetectáveis, mas 10% apresentarão recidiva nos seis meses seguintes. 10% não conseguem apresentar resposta durante o tratamento.

- GENÓTIPO 4 - A possibilidade de cura é de aproximadamente 60%. Ao final do tratamento de 48 semanas 85% se encontram indetectáveis, mas 25% apresentarão recidiva nos seis meses seguintes. 15% não conseguem apresentar resposta durante o tratamento.

O tratamento do genótipo 1 combinando um dos inibidores de proteases (telaprevir ou boceprevir) com interferon peguilado e ribavirina consegue resultados diferentes, conforme o paciente esteja recebendo um primeiro tratamento ou um retratamento, apresente fibrose ou cirrose. Com esses medicamentos cada caso deve ser avaliado separadamente para se estimar a possibilidade de sucesso com o tratamento.

Carlos Varaldo


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal:
As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica. É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte como retiradas de WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo e afiliado a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - www.aigabrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário