.

.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

12 anos de acesso universal ao tratamento da hepatite C no Brasil


29/08/2014


12 anos de acesso universal ao tratamento da hepatite C no Brasil12 anos de acesso universal ao tratamento da hepatite C no Brasil


Com esse titulo o "Journal of the International Association of Providers of AIDS Care (JIAPAC)" publica interessante pesquisa realizada no Brasil pela atual equipe do Departamento DST/AIDS/HEPATITES do Ministério da Saúde tendo como objetivo descrever a resposta brasileira à hepatite C nos últimos 12 anos sendo feito um retrato da real situação da epidemia de hepatite C e o seu enfrentamento.

Com dados históricos desde a criação do programa nacional em 2002 até a situação atual que já atingiu a cobertura universal do tratamento (Meu comentário: Pelo menos nas grandes cidades) é uma declaração que alerta sobre às consequências negativas na economia a longo prazo se não se diagnostica e se oferece tratamento aos infectados o mais rapidamente possível, merecendo a hepatite C maior atenção do governo.

MEU COMENTÁRIO:

O Brasil está entre os cinco ou seis países que mais realizam tratamentos de hepatite C, atualmente sendo tratados pelo SUS aproximadamente 12.500 pacientes anualmente e segundo a Organização Mundial da Saúde a experiência brasileira pode ser adaptada por vários países do mundo.

O artigo é excelente e os autores merecem aplausos, mas muito ainda falta por fazer para enfrentar a calamidade que representa a epidemia de hepatite C que assola o Brasil. Quando consideramos que existem entre 2 e 3 milhões de infectados e que 90% deles ainda não sabem da sua doença por falta de diagnostico é fácil calcular que se continuarmos a tratar 12.500 por ano poderá levar entre 160 e 240 anos tratar todos, caso todos precisem do tratamento.

Com a publicação o Departamento DST/AIDS/HEPATITES reconhece o problema, demostra ter coragem de mostrar a real situação e, serve como uma declaração de "mea culpa" assumindo o compromisso de aumentar da forma mais rápida possível o diagnostico e a capacidade de tratamento.

Ficaremos de olho, cobrando é fiscalizando o compromisso assumido, independente de qual for o próximo governo eleito pelo povo nas eleições de outubro.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Twelve Years of Universal Access to Hepatitis C Treatment Brazil's Comprehensive Response - Marcelo Naveira, Jarbas Barbosa, Leandro Sereno, Andrea Domanico, Fábio Mesquita, Laura Alves de Souza, - Journal of the International Association of Providers of AIDS Care (JIAPAC) published online 26 August 2014 - DOI: 10.1177/2325957414547739




Aprovado o daclatasvir na União Européia


O daclatasvir, da Bristol-Myers Squibb, foi aprovado para comercialização nos países da Comunidade Européia.

Em combinação com o sofosbuvir é um tratamento oral libre de interferon que atua nos genotipos 1, 2, 3 e 4 em tratamento com duração de 12 ou 24 semanas.

Nos ensaios clínicos utilizando daclatasvir e sofosbuvir em 12 semanas a cura alcançou 99% dos infectados nunca antes tratados infectados com o genótipo 1, entre os que fracassaram a um tratamento prévio com boceprevir ou telaprevir a cura foi de 100%, entre os infectados com o genótipo 2 a cura chegou aos 96% e nos infectados com o genótipo 3 foi de 89%. A autorização para tratamento do genótipo 4 é para utilização do daclatasvir combinado com interferon peguilado e ribavirina.

Segundo informação que não consegui confirmar a Bristol-Myers Squibb acaba de protocolar na ANVISA a solicitação de registro para comercialização no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário