.

.

terça-feira, 20 de novembro de 2012



03/02/2005

Estudo mapeia os tipos de hepatite C encontradas no Brasil

Em estudo divulgado essa semana pelo "Brazilian Journal of Medical and Biological Research" é apresentado um mapa da hepatite C no Brasil - por tipo específico de vírus e por região. Esse novo quadro define com maior clareza as características da doença no país e oferece indícios de como ocorreu a contaminação.
Seis tipos diferente de vírus causadores da hepatite C já foram identificados pelos pesquisadores, os tipos 1 e 4 são considerados mais fracos que os demais. No Brasil, encontrou-se predominantemente o tipo 1 - responsável por mais de 60% dos casos da doença. Entre as regiões, destaque para a Sul, com a maior ocorrência de hepatite C do tipo 3 - recorrente também na Europa. Segundo João Renato Pinho, do Instituto Adolfo Lutz e um dos autores do estudo, esse resultado pode ser um claro indício da origem da infecção na região.
Estima-se que no Brasil pelo menos 1,3 milhão de pessoas sejam portadoras do vírus da Hepatite C. A doença é assintomática e em alguns casos leva até vinte anos para se desenvolver. Pode evoluir para cirrose hepática e carcinoma (tumor) hepatocelular. Como a doença só foi identificada em 1989, fazem parte do grupo de risco da hepatite C todas as pessoas que receberam sangue em transfusões antes de 1991, além de hemofílicos, hemodialisados, filhos de mães portadoras do vírus e seus cônjuges, doadores para transplante e usuários de drogas injetáveis.
Links:
Agência Fapesp - http://www.agencia.fapesp.br/
 Estudo publicado no Brazilian Journal of Medical and Biological Research (em inglês) - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-879X2005000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário