.

.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tratamento com os inibidores de proteases telaprevir e boceprevir

19/07/2013 

Tratamento com os inibidores de proteases telaprevir e boceprevir

Resumo do apresentado sobre o tema no Hepatologia do Milênio 2013


Os melhores pacientes para tratamento com os inibidores de proteases telaprevir e boceprevir são os pacientes nunca antes tratados com interferon e os pacientes recidivantes a um tratamento anterior. Pacientes com fibrose F2 e F3 respondem inicialmente melhor e raramente complicam. A transaminase GGT em valores baixos é um bom indicador da resposta obtida na semana 12 do tratamento. 

A maioria dos efeitos adversos graves acontecem em pacientes cirróticos que apresentam os estágios mais avançados. Pacientes com cirrose exigem maior vigilância devido a um maior risco de anemia, sepse e/ou descompensação. Os pacientes com cirrose e varizes de grosso calibre no esôfago devem realizar ligadura elástica antes do tratamento. 

Lamentavelmente a recidiva (o vírus volta depois do final do tratamento) em pacientes cirróticos tratados com os inibidores de proteases é grande 

ATENCÃO! 

Severas complicações com risco de morte podem acontecer no tratamento com inibidores de proteases se antes de iniciar o tratamento o paciente se encontra com as plaquetas em níveis inferiores a 100.000/mm3 ou a albumina em nível inferior a 35 g/L 

Anemia deve ser tratada o mais cedo possível. Pacientes com queda de 2 log nas primeiras quatro semanas de tratamento podem receber eritropoetina. Posteriormente a redução progressiva e cautelosa da Rribavirina é a melhor conduta. 

Se o medico indicar que o tratamento deve ser interrompido o paciente não deve insistir para continuar, pois poderá estar colocando sua saúde em perigo, ate poderá existir risco de morte. Sempre siga o conselho do medico. 

Para erupções cutâneas durante o tratamento o tradicional e conhecido Caladryl, muito utilizado após queimaduras pelo sol, é uma opção que ajuda a diminuir o problema. 

O desconforto anal que alguns pacientes sentem durante o tratamento com os inibidores de proteases , em especial com o telaprevir, é ocasionado porque o próprio paciente não segue a recomendação da dieta gordurosa, ingerindo menos gordura que a recomendada. 

Foi apresentado um caso curioso referente a nutrição. Um paciente em tratamento com telaprevir relatou ao medico que estava com um desconforto anal muito forte, chegando a não poder sentar, querendo interromper o tratamento. O medico perguntou se estava seguindo as recomendações em relação a alimentação gordurosa, quando o paciente contou que foi a uma nutricionista e esta falou que a gordura que estava ingerindo três vezes ao dia era muito ruim e que deveria trocar a dieta passando a comer salmão porque a gordura do peixe é benéfica ao organismo. Em resumo, a nutricionista na sua boa fé não sabia o que era telaprevir e por tanto recomendou uma dieta "sadia" o que acabou provocando o desconforto anal por falta de gordura na dieta. 

O acontecido mostra o perigo que representa não seguir corretamente o indicado pelo medico que trata a hepatite, pois é esse o especialista. O paciente não deve se guiar pelo que outros recomendam, sejam profissionais ou não, que opinem sobre o tratamento da hepatite C. 

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Apresentações realizadas durante o Congresso Hepatologia do Milênio 2013 - http://www.hepatologiadomilenio.com.br 


Carlos Varaldo
e-mail: hepato@hepato.com - e-mail opcional: grupootimismo@gmail.com
www.hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário