.

.

domingo, 6 de outubro de 2013

Todas as doenças que afetam o fígado apresentam sintomas similares

07/10/2013


Todas as doenças que afetam o fígado apresentam sintomas similares


Quando uma pessoa chegou a desenvolver cirrose apresentando sintomas característicos da perda parcial da função do fígado os profissionais da saúde pensam inicialmente em algum caso de hepatite B ou C, mas isso pode ser uma estimativa equivocada.

Existem muitas doenças que atacam o fígado que ocasionam sintomas parecidos. A diferença entre elas é a gravidade e a velocidade com que deterioram o fígado, por isso a procura diagnóstica da causa deve ser mais amplia e não se limitar as tradicionais hepatites virais. As principais doenças que destroem o fígado incluem:

- Síndrome de Alagille - Doença hereditária rara, os pacientes têm menos ductos biliares, assim o fígado é incapaz de desempenhar adequadamente suas muitas funções. É usualmente diagnosticada na infância ou início da infância, e pode afetar outros órgãos, tais como o coração e os rins.

- Doença hepática relacionada ao álcool - O consumo excessivo de álcool pode causar doença hepática. O tipo e a gravidade variam, indo de esteatose (acumulação de gordura nas células do fígado), hepatite (inflamação do fígado), fibrose (lesões nas células do fígado), e cirrose. As mulheres são duas vezes mais suscetíveis à desenvolver danos no fígado.

- Alfa-1 antitripsina (AAT) - Esta doença genética hereditária provoca uma incapacidade do fígado para produzir proteínas.

- Hepatite auto-imune - Quando o sistema imunológico do corpo ataca as células do fígado.

- Síndrome de Gilbert - Doença hereditária causada por uma redução nas enzimas de processamento de bilirrubina no fígado. Isto conduz à acumulação de excesso de bilirrubina no sangue. É uma doença leve, algumas vezes completamente assintomática.

- Hemocromatose - Esta doença é uma condição em que o excesso de ferro é absorvido através do tubo digestivo, sendo o excesso armazenado principalmente no fígado. Existem dois tipos de hemocromatose, a hereditária e a causada principalmente por anemia ou alcoolismo.

- Câncer de fígado - Existem duas categorias de câncer de fígado, o primário que começa no fígado e o secundário que é uma metástase de um câncer que teve inicio em outro órgão.

- Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e esteato-hepatite não alcoólica (NASH) - Conhecidas como esteatose hepática. NASH também pode permanecer assintomática, mas pode progredir para cirrose.

- Cirrose biliar primária (PBC) - Os ductos biliares do fígado ficam inflamados e danificados, a bile se acumula no fígado destruindo as células podendo causar cirrose.

- Colangite esclerosante primária (PSC) - Esta é uma doença crônica, lentamente progressiva que danifica os ductos biliares dentro e fora do fígado.

- Doença de Wilson - Este distúrbio genético provoca a acumulação de cobre no corpo, especialmente no fígado, cérebro, olhos e outros órgãos.

Carlos Varaldo
e-mail: hepato@hepato.com - e-mail opcional: grupootimismo@gmail.com
www.hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário