.

.

domingo, 28 de setembro de 2014

Educação na hepatite C para reduzir a progressão da doença e evitar a transmissão

Educação na hepatite C para reduzir a progressão da doença e evitar a transmissão

29/09/2014 

Para diminuir a velocidade de progressão dos danos no fígado, infectados com hepatite devem ser informados dos seguintes pontos: 

1 - Evitar o consumo de bebidas alcoólicas deve ser aconselhado a todos os infectados. 

2 - Necessidade de realizar exames de outras condições que podem acelerar a progressão da doença, incluindo a possível co-infecção com hepatite B e HIV (AIDS). 

3 - Todos os infectados devem realizar um teste para avaliar o grau de fibrose, podendo ser a biopsia ou a elastografia (Fibroscan® e outros). O grau de fibrose indicará a necessidade imediata, ou não, de tratamento. 

4 - Todos os infectados com hepatite C devem ser encaminhados a vacinação para prevenção das hepatites A e B, caso não possuam anticorpos. 

5 - Todos os infectados com hepatite C devem ser avaliados por um médico especialista, devidamente capacitado para realizar o correto diagnostico do quadro clínico. 

Medidas para prevenir e evitar a transmissão da hepatite C 

1 - Infectados com hepatite C devem ser aconselhados a não doar sangue. 

2 - Infectados com hepatite C devem informar a doença antes de se oferecer para doação de órgãos, tecidos ou sêmen. 

3 - Infectados com hepatite C devem evitar compartilhar escovas de dente, aparelhos com laminas de barbear, alicates e instrumentos cortantes para evitar que outras pessoas entrem em contato com o seu sangue. 

4 - Em caso de derramamento de sangue de uma pessoa infectada a superfície deve ser limpa com uma solução de 1 parte de agua sanitária para nove partes de água. Luvas devem ser utilizadas quando da limpeza do sangue derramado. 

5 - Usuários de drogas injetáveis devem evitar a reutilização ou compartilhamento de seringas, agulhas, água, algodão e outros utensílios utilizados na preparação. Devem ser usadas somente seringas novas, descartando seringas e agulhas em recipientes à prova de perfuração. 

6 - Co-infectados com hepatite C e HIV (AIDS) assim como indivíduos com múltiplos parceiros sexuais ou doenças sexualmente transmissíveis devem ser encorajados a sempre utilizar preservativos em todas as relações sexuais. 

7 - Pessoas somente com hepatite C com parceiro sexual estável devem ser informados que o risco de transmissão em ato sexual sem violência é baixo, difícil de acontecer. Em relações estáveis entre parceiros monogâmicos não é necessário mudar os hábitos sexuais. 

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
- See more at: http://hepato.com/p_progressao/018_progress_port.php#sthash.zmvkiU0O.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário