.

.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A bandeira da Hepatite - VERSUS - A burocracia da ANVISA



A bandeira da Hepatite - VERSUS - A burocracia da ANVISA
21/11/2014

Hoje faz 1 mês que a ANVISA outorgou prioridade na aprovação dos três novos medicamentos de uso oral para o tratamento da hepatite C.

Que tipo de prioridade é essa?

Trata-se de medicamentos já aprovados na maioria dos países Americanos, Europeus e Asiáticos, países que até já estão aprovando uma nova geração desses mesmos medicamentos, caso do Harvoni
® nos Estados Unidos e Europa e ontem recebeu parecer positivo na EMEA o VIEKIRAX® (Abbvie).

Mais de 150.000 pacientes já foram tratados no mundo, mostrando excelente segurança para os pacientes e taxas de cura superiores aos 85%, chegando em alguns casos até 99%.

O preço negociado pelos fabricantes para venda ao ministério da saúde (para uso exclusivo do SUS) é 93% inferior ao preço praticado nos Estados Unidos e Europa, com isso, o tratamento totalmente oral, sem interferon, combinando o sofosbuvir com o daclatasvir ou o simeprevir passa a ser menos da metade do atual tratamento triplo.

Ainda, em vez de 48 semanas de tratamento serão somente 12 semanas, praticamente sem efeitos colaterais ou adversos e a taxa de cura, hoje entre 50% e 60% passa a ser entre 85% e 99%.

Com o mesmo dinheiro hoje empregado, sem colocar um centavo a mais, passaremos de curar uns 6.500 infectados para curar até 25.000 infectados, já no primeiro ano.

A ANVISA, com sua demora está judiando os infectados e está ocasionando um tremendo prejuízo financeiro ao orçamento da saúde.

Por isso, se até o dia 4 de dezembro, quando às 12.00 horas estaremos abrindo a bandeira abraçando em sinal de apoio o prédio do Departamento DST;AIDS/HEPATITES (
SAF Sul Trecho 02, Bloco F, Torre 1 Edifício Premium, 70070-600 - Brasília/DF - Atrás do anexo do ministério da saúde) e a ANVISA ainda não tiver aprovado os medicamentos vamos levar, à continuação, a bandeira para a frente do Ministério da Saúde, onde protocolaremos um Oficio endereçado ao Ministro Arthur Chioro para que apele na ANVISA para uma imediata aprovação. O Oficio será assinado pela maioria das associações de pacientes de todo Brasil.

EM TEMPO: Se você recebeu um pedaço da bandeira e ainda não o devolveu pelos correios, por favor, faça isso imediatamente, de forma urgente!
- See more at: http://hepato.com/a_noticias/063_a_noticias_port.php#sthash.9h7WFTFX.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário