.

.

domingo, 4 de agosto de 2013

Hepatite B - Importância do tratamento e da carga viral

05/08/2013 

Hepatite B - Importância do tratamento e da carga viral


Atualmente existem medicamentos altamente efetivos para tratamento da hepatite B. Se bem ainda não se fala em cura da hepatite B já se afirma que o controle é altamente efetivo, necessitando tão somente de 1 comprimido ao dia, sem efeitos colaterais desagradáveis. 

Estudos comprovam que o entecavir e o tenofovir conseguem manter a carga viral indetectável nos pacientes sem tratamento anterior com qualquer antiviral, em praticamente 100% dos pacientes após cinco anos de uso continuo do medicamento. Somente 0,2% dos pacientes desenvolveram resistência viral nesses cinco anos. 

A resposta virológica negativando o vírus é importante porque evita a progressão do dano no fígado, mas os pacientes devem manter controle medico continuo, pois o câncer pode aparecer em alguns pacientes negativados, mas com muita menor possibilidade que nos pacientes não tratados. 

O tratamento em longo prazo com entecavir e tenofovir resultou na regressão da fibrose ou cirrose. Pacientes com cirrose tratados com entecavir ou tenofovir evitam progredir na cirrose não chegando a descompensar. 

Regressão da cirrose após cinco anos de tratamento da hepatite B com entecavir:




Carlos Varaldo
e-mail: hepato@hepato.com - e-mail opcional: grupootimismo@gmail.com
www.hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário