.

.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Acompanhando o andamento do registro e incorporação dos medicamentos sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir - 15/12/2014



Acompanhando o andamento do registro e incorporação dos medicamentos sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir - 15/12/2014
15/12/2014

Dá gosto ver como ANVISA e Ciência e Tecnologia estão trabalhando. Já foi solicitado aos fabricantes de sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir para efetuar o registro de venda ao público. Em geral esse preço é muito similar ao preço de venda em outros países. Esse preço é comparado com o preço negociado para fornecer ao governo e, quanto maior o desconto, mais fácil fica a aprovação para incorporação ao SUS. A análise do processo, conforme prometido na audiência está correndo de forma rápida.

A empresa Abbvie solicitou prioridade para o medicamento "VIEKIRA PAK®" conhecido como esquema de tratamento "3D" que utiliza a combinação de ABT-450 - ritonavir - ABT-267 e o ABT-333 com ou sem ribavirina. Inicialmente a solicitação foi indeferida, mas por ordem judicial a ANVISA aceitou a prioridade. Prioridade não significa aprovação e sim uma apreciação mais rápida, tendo a ANVISA para uma primeira análise da documentação 75 dias de prazo. Estimo que quando da primeira exigência para o medicamento "VIEKIRA PAK®"os medicamentos sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir já deverão estar aprovados pela ANVISA e em processo avançado de análise na CONITEC para a incorporação ao SUS.

O medicamento"VIEKIRA PAK®" deverá ter a incorporação ao SUS apreciada em 2015 junto com o Harvoni® de Gilead e provavelmente com o "TRIO" da BMS, isso se os preços desses medicamentos resultam inferiores aos tratamentos orais em apreciação, quando então poderão entrar em um adendo no protocolo de tratamento e passaremos a dispor de até seis medicamentos no SUS.

A ordem judicial não interfere na análise dos três medicamentos cujos processos estão em andamento, não alterando nem modificando o processo atual de analise dos três medicamentos. Comenta-se que o objetivo é atrasar o atual processo, mas conhecendo muito bem a histórica trajetória ética da Abbvie não acredito que seja uma manobra para atrasar o atual andamento da apreciação do sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir já que se isso acontecer e os pacientes forem prejudicados, a gritaria dos infectados, médicos e gestores será prejudicial a imagem da Abbvie com um resultado desastroso para a empresa.
- See more at: http://hepato.com/a_noticias/069_a_noticias_port.php#sthash.ckCwPAjK.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário