.

.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

OMS visão para o compartilhamento de informações Acesso IRIS

OMS visão para o compartilhamento de informações

  Acesso IRIS

A partilha do conhecimento Wordle.

Dr. Najeeb Al Shorbaji, Diretor de Conhecimento, Ética e Pesquisa:

"A saúde é um setor baseada no conhecimento e orientada para a informação. Sem baseada em evidências, oportuna, up-to-date, informações de fácil utilização e acessível relevante, o prestador de cuidados de saúde não vai ser eficaz na prestação de cuidados de saúde para aqueles que dela necessitam.
O acesso à informação é um direito humano básico, a informação capacita as pessoas a tomar melhores decisões sobre suas próprias vidas, famílias e comunidades. Informação é poder, mas pode funcionar dessa maneira somente se for compartilhado e utilizado. A Constituição que afirma:
'A extensão a todas as pessoas dos benefícios do conhecimento médico, psicológico e relacionado é essencial para a realização mais plena da saúde. Opinião pública esclarecida e uma cooperação activa por parte do público são de extrema importância para a melhoria da saúde das pessoas ".
A informação é a base para a OMS como uma organização baseada no conhecimento. Gerir este ativo requer abordagens estratégicas e políticas para apoiar a geração, compartilhamento e uso da informação. Para obter informações para apoiar a política e tomada de decisão, aumentar a transparência e melhorar a prestação de contas, deve ser oportuna, precisa e completa. O conhecimento gerado com recursos públicos devem ser acessíveis a todos, sem quaisquer restrições - este tem sido o condutor no desenvolvimento das saídas para reformar o compartilhamento de informações na OMS ".

Nova política para a pesquisa da OMS-autoria ou WHO-financiado publicados em revistas e livros

A nova política de acesso aberto será anunciado em janeiro de 2014 e entrar em vigor em Julho de 2014. A política se aplica a todos os que-autoria ou financiado pela OMS pesquisa publicada em publicações não-OMS, como revistas externas e livros.
Embora a informação que publica tem sido livremente disponível através do site da OMS, o trabalho publicado por pessoal da OMS e os relatórios da investigação financiada pela OMS publicados em revistas externas tem sido muitas vezes acessíveis apenas através do pagamento de subscrições ou outras taxas. Acesso aberto tira proveito de publicação digital e da internet para garantir que a pesquisa publicada é amplamente disseminada e disponível gratuitamente.
Qualquer leitor com acesso à internet pode encontrar e ler um artigo inteiro. Os pesquisadores e os formuladores de políticas podem encontrar e combinar informações sem ter que pedir permissão e pagar para reproduzir um gráfico ou tabela. As informações podem ser automaticamente reuniu em sites e plataformas, tornando a gestão da informação mais eficiente.
Como as barreiras de subscrição de acesso serão removidos para todos, a OMS-autor e financiado pela OMS trabalho vai ganhar muito mais ampla visibilidade e impacto.
Para mais informações, entre em contato openaccess@who.int .

Acesso avançado com IRIS

O Repositório Institucional for Information Sharing (IRIS) logotipo.
O Repositório Institucional for Information Sharing (IRIS), criado em 2012, permite que mais pessoas acessem OMS produtos de informação. IRIS é a biblioteca digital multilingue da OMS, que dá acesso gratuito ao texto completo de produtos de informação da OMS nas seis línguas oficiais.
Anteriormente, grande parte desta informação era simplesmente inacessível, não disponível em uma plataforma de acesso aberto, ou difíceis de encontrar, armazenada em vários locais, usando ferramentas ultrapassadas com funções de pesquisa inadequados. Agora relatórios científicos e técnicos, órgãos de gestão de documentos, e muitas outras publicações foram reunidas e pode ser acessado de qualquer lugar através do site da OMS.
IRIS é compatível com os motores de busca como o Google. Searchers pode fazer buscas simples e avançadas e procurar o conteúdo por data, autor, título ou assunto. Resultados e texto completo pode ser classificada de várias maneiras e exibido.
Mais de 50 000 documentos estão disponíveis no momento, eo número está aumentando rapidamente com a adição de muitas coleções, como todo o conjunto histórico de governar documentação corpos a partir de 1948, que será totalmente disponível até o final de 2014.
IRIS está gravando mais de 1,5 milhões de downloads por mês e em breve estará disponível como um aplicativo móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário