.

.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Assembléia da Organização Mundial da Saúde - OMS - aprova resolução sobre hepatite

Assembléia da Organização Mundial da Saúde - OMS - aprova resolução sobre hepatite

Release divulgado pela OMS
22 DE MAIO DE 2014 - GENEBRA - A Assembléia Mundial da Saúde aprovou uma resolução para melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites.
A hepatite viral
A hepatite viral é responsável por 1,4 milhões de mortes todos os anos; 500 milhões de pessoas vivem atualmente com a doença. Existem cinco principais vírus da hepatite (A, B, C, D e E). As hepatites B e C atingem de forma crônica centenas de milhões de pessoas e, em conjunto, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer. A resolução também destaca a importância de ampliar os programas de vacinação nas hepatites A e B e reforçar as medidas de controle de infecção em estabelecimentos de assistência à saúde - tais como estratégias para melhorar a segurança das injeções.
A resolução destacou a importância da implementação de medidas adequadas para proteger grupos considerados de risco, como pessoas que utilizam drogas injetáveis e melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento.
Como a maioria das pessoas com hepatite B ou C crônica permanece sem conhecer que estão infectados, há também uma necessidade de melhorar a triagem.
Os delegados concordaram em considerar uma série de medidas para melhorar o acesso a medicamentos de qualidade a preços acessíveis e aumentar o acesso ao diagnóstico, se necessário discutindo questões de direitos de propriedade intelectual relacionados a esses produtos.
Os delegados solicitaram à Secretaria da OMS para continuar a ajudar os países a desenvolver estratégias e metas robustas sobre a hepatite e informar regularmente sobre o andamento de tais programas, bem como analisar a viabilidade de eliminar as hepatites B e C.
Carlos Varaldohepato@hepato.com www.hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário