.

.

domingo, 27 de janeiro de 2013

28/01/2013


Maracanã teve mutirão de Hepatite B e C em seus colaboradores

Ação de responsabilidade social visa detectar e encaminhar para tratamento os portadores do vírus


O estádio do Maracanã realizou nesta quarta-feira (23) o projeto 'Bola Começa com B e Campeonato Começa com C', com a aplicação dos testes rápidos e gratuitos das Hepatites B e C. Ao todo, 1.220 funcionários acima de 45 anos foram testados. Destes, foram diagnosticados cinco com Hepatite tipo C e seis do tipo B. Nenhum deles desconfiava ser portador, pois as doenças não apresentam sintomas, atacam o fígado e atingem cerca de cinco milhões de brasileiros, sendo uma prevalência sete vezes maior do que o vírus HIV.

"Muitas pessoas não têm consciência deste tipo de doença e estas ações são grandiosas neste sentido de alertar não só os trabalhadores da obra, mas a população em geral. A Hepatite é uma doença grave e precisa ser levada mais a sério", alertou Paulo Falcão, membro do Conselho Executivo do Consórcio Maracanã Rio 2014, executor da obra de reforma do Templo do Futebol.

Como o resultado sai na hora, os casos positivos foram encaminhados imediatamente para tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde.

Essa ação de responsabilidade social no estádio que vai sediar jogos da Copa do Mundo tem o apoio do Consórcio Maracanã Rio 2014 e é promovida pela Associação de Pacientes formada por Portadores de Hepatite C, chamada 'C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR , do Grupo Otimismo do Rio de Janeiro e da ABPH de São Paulo. A ação no Maracanã contou com o apoio e participação da Fiocruz, do Programa Municipal de Hepatites e dos Grupos HepatoCerto (Petrópolis) e Genesis (Niterói), fazendo parte de uma ação conjunta da AIGA - Aliança Independente dos Grupos de Apoio.

O projeto pretende atingir os doze estádios que vão sediar o Mundial de 2014. No ano passado, foram realizados exames em trabalhadores nas obras dos estádios Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata), Arena Corinthians (São Paulo), Arena Fonte Nova, (Salvador), Beira Rio (Porto Alegre) e no Arena Castelão (Fortaleza).

(Divulgação da Comunicação Social do Consorcio Maracanã Rio 2014)

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário