.

.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

GRUPO OTIMISMO DE APOIO AO PORTADOR DE HEPATITE
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefones: Rio de Janeiro (xx21) 4063.4567 - São Paulo (xx11) 3522.3154
(das 11.00 às 15.00 horas)
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com


07/01/2013

Medicamentos de uso comum

Cuidados a tomar antes de ingerir Tylenol ((Paracetamol - Acetominofeno), Aspirina, Ibuprofeno, Anti-histamínicos, Xaropes para tosse e Antiácidos estomacais


Posso tomar outros medicamentos? Somente com autorização, acompanhamento e controle médico. Devem ser evitados todos os medicamentos que possam vir a causar dano hepático. Evite tomar aspirina, que pode causar uma hemorragia se você tiver dano hepático avançado. Em caso de necessidade, diante de qualquer dor, tome paracetamol (também chamado acetominofeno, o componente do Tylenol e muitas outras marcas comerciais). Leia sempre com muita atenção a bula dos medicamentos antes de ingerir. NUNCA SE AUTOMEDIQUE!

Tylenol (Paracetamol - Acetominofeno).

Trata-se de um medicamento para moderar a dor. É também eficaz para baixar a temperatura do corpo. O paracetamol pode causar dano ao fígado, em doses excessivas e/ou se tomado por períodos longos de tempo. Recomenda-se por conseguinte que adultos nunca tomem mais de 4 doses por dia (máximo de 2.000 mg. por dia), e nunca por mais de dez dias seguidos sem controle de um médico.

O dano ao fígado ocorre porque o paracetamol em excesso diminui a produção de glutathione, o agente desintoxicador que metaboliza as drogas mais perigosas.

Em caso de superdose o antídoto para o paracetamol é o N-acetyl-cysteine ministrado por via intravenosa ou oralmente. O N-acetyl-cysteine produz glutathione e previne o dano ao fígado. No caso de dosagens excessivas de paracetamol, deve ser ministrado em no máximo 10 a 12 horas após o envenenamento. O procedimento é ineficaz se aplicado de 16 a 20 horas depois da ocorrência.

Também o aminoácido Methionine é um antídoto, se tomado ao mesmo tempo do paracetamol, ou pouco depois.

Aspirina

É um dos mais antigos medicamentos para tratar a dor. Também se mostra eficaz para reduzir a temperatura do corpo. É antiinflamatório e inibe a coagulação do sangue. A aspirina também pode causar anormalidades nos exames de função do fígado devendo ser evitada antes de realizar os exames de sangue.

ATENÇÃO, se você está tomando Interferon ou caso se encontre em fases mais avançadas da doença hepática, deve ter muitíssimo cuidado já que a aspirina aumenta o tempo de coagulação do sangue.

Se você tem hepatite, o melhor é consultar o seu médico antes de tomar aspirina.

Ibuprofeno

Um dos mais novos medicamentos para moderar a dor, também eficaz, reduzindo a temperatura do corpo, e como antiinflamatório, além de inibir a coagulação do sangue. O Ibuprofeno é eficaz para tratar a dor e o desconforto dos músculos e das juntas.

O Ibuprofeno pode causar uma alta transitória nas transaminases, principalmente na ALT (TGP), e alguns casos de hepatite tóxica, conforme foi registrado. De todos os medicamentos contra a dor, é o que tem mais alto risco de causar problemas. Se você tem hepatite, o melhor é consultar o seu médico antes de tomar Ibuprofeno.

Anti-histamínicos

Há muitas marcas e tipos de anti-histamínico para tratar alergias, sendo impossível apresentar todos aqui. O melhor, antes de tomar qualquer anti-histamínico, é consultar seu médico. Ouvimos comentários, porém não existe nenhum trabalho apresentado em congressos, relatando que os anti-histamínicos podem reduzir os efeitos colaterais do Interferon. Ante a dúvida não faça a prova. Espere que isto seja comprovado cientificamente.

Xaropes para tosse

De novo, seria impossível listar todos aqui, pelo que se aconselha verificar os ingredientes e discutir com o seu médico. Porém, se você está tomando Interferon, tem de evitar os derivados do theophyline. Lamentavelmente, muitos xaropes para a tosse contêm theophyline.

Antiácidos estomacais

Em geral, contêm carbonato de cálcio ou óxido de magnésio, que não causam maiores problemas. São contra-indicadas as novas marcas como o Tagamet, que contém cimetidine, o qual não deve ser usado por quem tem dano hepático. Discuta o uso destes novos antiácidos com o seu médico.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário