.

.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



Medicamentos na lista de "Estratégicos"

Após cobrança das ONGs de hepatites recebemos em 21/10/2011 Oficio do Departamento DST/AIDS/Hepatites assegurando que os medicamentos destinados ao tratamento das hepatites deixariam a lista de "ESPECIALIZADOS" e passariam a integrar a lista de medicamentos "ESTRATÉGICOS" em 2012 facilitando a distribuição e principalmente a dispensação, mas finalizado o ano a promessa não foi cumprida.

Segue o texto do Oficio:

3. A efetivação da transferência dos medicamentos para o tratamento das hepatites virais do componente especializado para o componente estratégico da assistência farmacêutica está colocada, nesse documento, no item "Agenda 2011/2012", como parte da estratégia para a ampliação do acesso universal ao tratamento, base do Sistema Único de Saúde.

4. Essa discussão vem sendo realizada pelo Governo Federal com a participação integrada das Coordenações Estaduais de Hepatites Virais. Como a proposta do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) é concluída até agosto de cada ano, as alterações das rubricas orçamentárias ocorrerão em 2012.

5. Nesse cronograma, o desenho da rede de dispensação e o desenvolvimento do sistema de informações de medicamentos utilizados para o tratamento das hepatites virais estão em curso. A implementação do sistema, juntamente com o processo de capacitação de equipes da rede de dispensação, ocorrerá em 2012.

Dirceu B. Greco
Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - MS



3 - Portaria de tratamento com os inibidores de próteses Boceprevir e Telaprevir

Prometida para 2012 não foi publicada, mas temos informação oficial do Departamento DST/AIDS/Hepatites que os contratos de compra dos inibidores de proteases foram assinados com os fabricantes e que em fevereiro os medicamentos já estarão sendo distribuídos aos estados e a Portaria publicada. Nada mal, pois um atraso de dois meses é compreensível e justificado pelos caminhos burocráticos que o gestor é obrigado a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário