.

.

segunda-feira, 18 de março de 2013


25/02/2013


Exames de laboratório necessários antes de iniciar o tratamento da hepatite C


Falei no artigo anterior sobre os exames físicos que por segurança são necessários de efetuar pelo profissional de saúde antes de iniciar o tratamento da hepatite C.

Vamos então falar sobre os principais exames de laboratório, também de fundamental importância, esclarecendo que o médico poderá, ainda, solicitar muitos outros, conforme a necessidade e sua interpretação de dados complementares.

- Hemograma completo - Avalia a anemia, leucopenia e trombocitopenia. Também determina a deficiência de ferro antes do tratamento.

- Creatinina - Fundamental para avaliar a existência de doenças nos rins que podem afetar a dosagem da ribavirina. Serve também para diagnosticar possível causa da doença renal.

- Transaminases - As transaminases são as enzimas hepáticas ALT, AST e GGT mediante as quais é possível determinar o grau inicial de inflamação no fígado, mas não serve para diagnosticar a causa de inflamação.

- Função hepática - Determina a função hepática mediante os resultados de albumina, INR e bilirrubina.

- TSH - Para identificar anormalidades existentes na tiroide.

- Anti-HIV - Exame para diagnosticar a infecção pelo HIV (AIDS) o que pode determinar um tratamento diferenciado da hepatite C em pacientes co-infectados HIV/HCV. No tratamento com inibidores de proteases a interação medicamentosa com medicamentos para o tratamento da AIDS pode ser altamente perigosa.

- Hepatite B - Necessidade de efetuar os testes HBV (HBsAg, anti-HBs Ab e anti-HBc Ac para diagnosticar a presença ou ausência de imunidade, co-infecção HBV/HCV ativa ou a hepatite B já curada. Pacientes curados da hepatite B correm o risco de reativar a hepatite B após o tratamento da hepatite C.

- Ferro (saturação) - Necessário para identificar pacientes que sofrem de hemacromatose.

- Gravidez - Obrigatório em mulheres, para garantir com total segurança que a paciente não está gravida.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário