.

.

sábado, 27 de abril de 2013

22/04/2013 


O que é anemia?


Anemia é a diminuição dos glóbulos vermelhos, os quais são os responsáveis para transportar oxigênio pelo corpo. O nível da anemia é medido pela concentração da hemoglobina que é a proteína que proporciona a cor vermelha do sangue. 

A anemia provoca cansaço, mesmo que se tenha dormido bem ou a pessoa não sente ter a energia para as atividades normais. 

Os sintomas variam podendo incluir: 

Fraqueza; sensação de desmaio; pele pálida; falta de apetite; tontura; cansaço; sono; indisposição; dor de cabeça; unhas fracas; pele seca; queda de cabelo; falta de ar; palidez nas mucosas dos olhos e boca; falhas na memória; dormência ou frieza nas mãos e pés, baixa temperatura corporal e dificuldades na concentração 

As pessoas com anemia têm menos oxigênio no sangue, o que significa que o coração tem que trabalhar mais para bombear oxigênio suficiente provocando problemas cardíacos relacionados, como arritmia (um ritmo cardíaco anormal), falta de ar e dor no peito 

Diferenças entre a anemia normal e a anemia durante o tratamento da hepatite C 

Mulheres e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de anemia. Quando as mulheres perdem sangue em períodos menstruais podem apresentar anemia. Gravidez também provoca alterações no volume de sangue de uma mulher que pode resultar em anemia. Doenças crônicas, como doença renal podem afetar a capacidade do corpo de produzir células vermelhas do sangue. Uma dieta pobre em ferro, ácido fólico ou vitamina B12 também aumenta o risco. E alguns tipos de anemia são hereditários, mas tudo isso é considerado como casos normais de anemia. 

Já durante o tratamento da hepatite C é a ribavirina que provoca anemia, mas é uma anemia diferente, chamada de anemia hemolítica. Por ser uma anemia causada pelo medicamento, alimentação ou suplementos de ferro não causarão efeito algum para combatê-la, até pelo contrario, tomar suplementos de ferro chega a ser prejudicial, podendo provocar dores nas articulações. O tratamento, quando o nível de hemoglobina passa a ser preocupante é realizado com o medicamento eritropoetina. Em casos mais graves uma transfusão de sangue pode ser necessária. 

Alguns infectados em tratamento da hepatite C conseguem reduzir a possibilidade da anemia ingerindo vitamina B12 e ácido fólico, mas antes de tomar sempre devem consultar o médico que está cuidando da hepatite. Alimentos de origem animal são fontes de vitamina B12 e o ácido fólico é encontrado em folhas verdes, frutas, feijão e ervilhas. 

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário