.

.

sábado, 27 de abril de 2013


Um pouco sobre as hepatites
Hepatite A
O que é? A hepatite A é uma doença hepática aguda causada pelo vírus da hepatite A (vírus HVA), que pode durar de algumas semanas a vários meses e não está relacionada à infecção crônica. Aincidência desta doença é maior nos locais com saneamento básico deficiente ou ausente. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra este vírus por toda a vida.
Transmissão: é transmitida por via oral-fecal, ou seja, pela ingestão de fezes contaminadas mesmo em quantidades microscópicas, por contato direto (pessoa para pessoa) ou através de água ou alimentos contaminados.
Vacinação: a vacinação contra hepatite A é recomendada para todas as crianças e deve ser administrada a partir do primeiro ano de vida. Também é recomendada para pessoas que vivem ou viajam para certos locais de alto risco para hepatite1 A, pessoas com exposição profissional ao vírus, pessoas com doença hepática crônica, coagulopatias e usuários de drogas.

Hepatite B
O que é? A hepatite B é uma doença hepática inflamatória causada pelo vírus da hepatite B (vírus HBV), a severidade varia desde formas leves, durando algumas semanas (forma aguda), até longos períodos de doença (forma crônica) que pode estar associada a outras doenças hepáticas ou ao câncer de fígado.
Transmissão: é transmitida por contato com sangue contaminado, sêmen e outros fluidos corporais de alguém infectado, agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados. Pode ocorrer passagem dovírus de uma mãe contaminada ao recém-nascido durante o parto (transmissão vertical).
Vacinação: a vacina contra a hepatite B é recomendada para todas as crianças e adolescentes que não tenham sido vacinados previamente e para adultos em risco para infecção pelo vírus da hepatiteB, tais como politransfundidos, pacientes submetidos à diálise, profissionais da saúde, contactantes domiciliares com portador crônico, parceiro sexual de portador crônico, usuários de drogas injetáveis, pessoas de vida sexual promíscua, imigrantes de áreas endêmicas.

Hepatite C
O que é? A hepatite C é uma doença hepática causada pelo vírus da hepatite C (vírus HCV). Algumas vezes resulta em uma infecção aguda, mas na maioria dos casos torna-se uma condição crônica que pode estar relacionada à cirrose hepática ou ao câncer de fígado.
Transmissão: contato com sangue de uma pessoa contaminada.
Vacinação: não há vacina para prevenir a hepatite C.

Hepatite D
O que é? É uma doença hepática grave causada pelo vírus da hepatite D (vírus HDV), o qual precisa do vírus da hepatite B para se replicar, ou seja, a infecção por este tipo de vírus só ocorre em pacientes que já tenham sido infectados pelo vírus da hepatite B.
Transmissão: contato com sangue contaminado. É muito semelhante ao contágio da hepatite B.
Vacinação: não há vacina para prevenir a hepatite D.

Hepatite E
O que é? É uma doença hepática causada pelo vírus da hepatite E (vírus HEV), que geralmente resulta em uma infecção aguda, produz inflamação e necrose no fígado. Não está relacionada à infecçãocrônica. A hepatite E ocorre mais comumente em países com saneamento básico deficiente. A infecção confere imunidade permanente contra a doença.
Transmissão: a transmissão do vírus é fecal-oral. Ocorre através da ingestão de água (principalmente) e alimentos contaminados. A transmissão direta de uma pessoa para outra é rara.
Vacinação: não há, até o momento, vacina contra a hepatite E

Nenhum comentário:

Postar um comentário