.

.

quinta-feira, 18 de abril de 2013


www.isaude.net
Publicado em 21/02/2011 às 11h30:00
Sociedade Brasileira de Hepatologia quer criar dia da Síndrome Metabólica
Para SBH, existe uma preocupação com o problema da esteatose hepática, pois ainda não é uma doença muito conhecida
Foto: Texto & Cia/Assessoria de Comunicação

Raymundo Paraná, Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia
A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) pretende criar um dia de combate à síndrome metabólica conjunto de fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares, do sistema endócrino e do fígado. Para o presidente da SBH, Raymundo Paraná, existe uma preocupação especial com o problema da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), porque ainda não é uma doença muito conhecida.
Segundo Raymundo Paraná, a tendência genética aliada a maus hábitos alimentares e ao sedentarismo fazem com que a incidência da doença chegue a 20% entre a população dos Estados Unidos. E acredita que o número seja semelhante no Brasil.
Inicialmente a esteatose não tem sintomas, mas o especialista alerta que em cerca de 15% dos casos o problema se agrava. " Muda esse comportamento benigno e passa a agredir o fígado de uma forma muito semelhante à causada pelo álcool" , explicou. Ao longo do tempo a doença pode evoluir para cirrose hepática.
Por isso, o médico quer unir forças com as sociedades de cardiologia e endocrinologia e criar um dia específico para conscientizar a população sobre a síndrome metabólica, mau que origina enfermidades tratadas pelas três especialidades." Se nós conseguirmos ter as três especialidades reunidas em um único dia de alerta nós vamos poder alcançar a população com informação, que é a melhor arma para combater essa doença" , afirmou.
O presidente da SBH lembrou ainda que é necessário dar uma atenção especial às crianças. " O número de crianças com esteatose hepática é muito maior do que a gente via algum tempo atrás" . Situação que Paraná atribui à dieta com grande consumo de gorduras e açucares e ao sedentarismo propiciado pela televisão e por videogames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário