.

.

segunda-feira, 1 de abril de 2013


01/04/2013


Boas novidades para os co-infectados HIV/HCV


Pessoas co-infectadas com AIDS e hepatite C apresentam uma progressão mais rápida no dano hepático e respondem menos que os monoinfectados quando tratadas com interferon peguilado e ribavirina. Mas duas drogas em fases avançadas de pesquisas podem ser uma nova esperança para esse grupo de pacientes.

O Simeprevir (anteriormente TMC435) combinado ao interferon peguilado e ribavirina em tratamento de somente 24 semanas obteve 77% de cura (resposta sustentada) em pacientes nunca antes tratados e em recidivantes. Co-infectados nulos de resposta a um tratamento anterior estão ainda no tratamento durante o ensaio, mas aproximadamente 60% estão indetectáveis. Dados finais deverão ser apresentados até o final do ano.

Outro inibidor de proteases, o Faldaprevir (BI 201335) da empresa Boehringer-Ingelheim também parece promissor no tratamento dos co-infectados quando combinado ao interferon peguilado e a ribavirina. Resultados preliminares na semana 12 do tratamento mostram que se encontram indetectáveis 82% dos pacientes nunca antes tratados e 91% dos recidivantes a um tratamento anterior.

Sei que ainda é cedo e arriscado para afirmar que até o final das pesquisas os medicamentos confirmem tais resultados sendo que ainda deverão ser estudadas possíveis interações medicamentosas com drogas em utilização por pacientes em tratamento da AIDS, mas que é uma boa esperança, quanto a isso não resta a menor duvida.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

01/04/2013


Uma nova terapia para tratar a hepatite C?


Uma nova droga chamada Miravirsen que está sendo pesquisada e se confirmar os resultados poderá mudar totalmente a forma de tratar a hepatite C. A droga em questão atua através da segmentação do material genético chamado "microRNA-122" do fígado, como o vírus necessita desse RNA para sobreviver e se reproduzir a droga o elimina e indiretamente frustra a replicação viral. A estratégia é toda uma nova abordagem para o tratamento de doença.

Na fase 2-a da pesquisa foram incluídos 36 infectados nunca antes tratados os quais receberam cinco injeções semanais durante 29 dias. Nove recebiam um placebo e 27 recebiam diferentes doses do Miravirsen. Todos os participantes foram monitorados durante 12 semanas após o final do tratamento. Não foram observados efeitos colaterais nem aconteceu qualquer evidencia de resistência viral.

Dos nove que receberam a dosagem mais alta do Miravirsen, quatro se encontravam com o vírus indetectável após o tratamento.

Os que receberam a dosagem menor não conseguiram ficar indetectáveis, assim, fora do protocolo, passaram a receber interferon peguilado e ribavirina após duas semanas do final do tratamento com Miravirsen.

Como o miR-122 normalmente controla os níveis do colesterol de forma independente de seu efeito sobre o vírus da hepatite C, os pacientes tratados apresentaram uma redução do nível de colesterol de 25%, o que durou até 14 semanas após a aplicação do Miravirsen.

Os pesquisadores acham que o Miravirsen poderá ser um excelente medicamento adjuvante para ser utilizado em combinação com outros medicamentos para tratamento da hepatite C, aumentado a resposta terapêutica e proporcionando uma redução no tempo da terapia.

MEU COMENTÁRIO

Muito interessante, pois a nova abordagem quebra todos os paradigmas atuais em relação ao enfoque do tratamento.

Sem relação científica entre os medicamentos vejo com otimismo o resultado, pois em certa forma aqueles que já constataram que tomar estatinas para combater o colesterol aumenta a possibilidade de cura da hepatite C parecem estar, por outras vias, no caminho correto nas suas observações.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Treatment of HCV Infection by Targeting MicroRNA - Harry L.A. Janssen, M.D., Ph.D., Hendrik W. Reesink, M.D., Ph.D., Eric J. Lawitz, M.D., Stefan Zeuzem, M.D., Maribel Rodriguez-Torres, M.D., Keyur Patel, M.D., Adriaan J. van der Meer, M.D., Amy K. Patick, Ph.D., Alice Chen, B.A., Yi Zhou, Ph.D., Robert Persson, Ph.D., Barney D. King, M.D., Sakari Kauppinen, Ph.D., Arthur A. Levin, Ph.D., and Michael R. Hodges, M.D. - New England Journal of Medicine - March 27, 2013DOI: 10.1056/NEJMoa1209026


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


01/04/2013


Solicitada no FDA aprovação do Simeprevir (TMC435) pela Janssen


Press release da empresa Janssen Research & Development informa que foi dada entrada no FDA (Food and Drug Administration) organismo que regula os medicamentos nos Estados Unidos do pedido de registro do medicamento Simeprevir (antigo TMC435), um inibidor de protease para tratamento da hepatite C.

Diferentemente dos atuais inibidores Boceprevir e Telaprevir que requerem entre seis e doze capsulas ao dia, o Simeprevir necessita de somente um comprimido ao dia, durante 12 semanas, sempre combinado ao interferon peguilado e ribavirina. A partir da semana 12 o tratamento continua somente com interferon peguilado e ribavirina até completar 24 ou 48 semanas.

Segundo a empresa a solicitação de registro, que também foi feita em 22 de fevereiro as autoridades da saúde do Japão, está baseada nos resultados obtidos nos ensaios clínicos QUEST-1 e QUEST-2 em doentes sem tratamento prévio e no estudo PROMISE realizado com pacientes recidivantes a um tratamento anterior.

No Japão Simeprevir está sendo investigado em combinação com interferon peguilado e ribavirina em ensaios de fase 3 e, também, está sendo avaliada com antivirais de ação direta (DAA) em quatro outros ensaios sem utilização de interferon que se encontram na fase 2, com e sem ribavirina.

A empresa não apresentou os resultados dos ensaios clínicos QUEST-1 e QUEST-2 o que certamente deverá acontecer no final de abril na Holanda, durante o Congresso Europeu, evento no qual estaremos presentes e relataremos imediatamente os resultados.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Press release da Janssen Research & Development, LLC


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário