.

.

domingo, 26 de maio de 2013

Possibilidade de cura semelhante entre pacientes em tratamento pela primeira vez e pacientes em retratamento utilizando boceprevir


Dados apresentados no EASL 21013 de uma analise retrospectiva de resultados randomizados dos ensaios clínicos na fase 3 controlados por placebo e duplo cego, ensaios SPRINT-2 e RESPOND-2 nos quais os pacientes receberam nas quatro primeiras semanas tratamento com interferon peguilado e ribavirina e a partir da semana cinco foi introduzida a terapia tripla incluindo o boceprevir, mostra que praticamente não existem diferenças na possibilidade de cura entre os pacientes que recebem tratamento antiviral pela primeira vez e os pacientes que tendo fracassado a um tratamento com interferon peguilado realizam o retratamento. 

A cura (resposta sustentada 24 semanas após o final do tratamento) quando o tratamento foi guiado pela resposta terapêutica foi conseguida por 63% dos pacientes recebendo tratamento antiviral pela primeira vez e por 69% dos pacientes em retratamento que foram recidivantes ao tratamento com interferon peguilado. 

No grupo de pacientes que receberam quatro semanas de interferon peguilado e ribavirina e a partir da semana cinco e até completar 48 semanas em terapia tripla com boceprevir, 66% dos que recebem tratamento pela primeira vez resultaram curados e entre os recidivantes a um tratamento anterior a cura foi de 75%. 

Concluem os pesquisadores que os dois regimes de tratamento com boceprevir, seja o guiado pela resposta terapêutica ou o regime direto, são eficazes, alcançando taxas semelhantes entre os pacientes que recebem tratamento pela primeira vez como entre os recidivantes de um tratamento anterior. 

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base na seguinte fonte:
VIROLOGIC RESPONSE RATES ARE SIMILAR IN PREVIOUSLY UNTREATED AND PREVIOUSLY TREATED AND RELAPSED PATIENTS RECEIVING BOCEPREVIR TRIPLE THERAPY: A RETROSPECTIVE ANALYSIS - B.R. Bacon, F. Poordad, J.-P. Bronowicki, R. Esteban, S. Thompson, F. Helmond - Abstract 791 - EASL 2013 


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário