.

.

sábado, 14 de março de 2015

Novas diretrizes da OMS no enfrentamento da hepatite B

Novas diretrizes da OMS no enfrentamento da hepatite B
15/03/2015

A OMS - Organização Mundial da Saúde - publicou na quinta-feira (12/03/2015) novas diretrizes para o enfrentamento da hepatite B. Pessoalmente considero como muitíssimo importante que a hepatite B passou a ser qualificada pela OMS como uma "
PANDEMIA".

Considera a OMS que a hepatite viral causa 1,4 milhões de mortes a cada ano e dessas, 650.000 são causadas por doenças diretamente relacionadas a infecção com a hepatite B.

Na atualidade existem tratamentos altamente eficazes, os quais já demonstraram que evitam 80% dos casos de câncer no fígado. O câncer de fígado é o segundo câncer em números de mortes no mundo, superado somente pelo câncer de pulmão.

O Diretor do Departamento de AIDS e supervisor da área de hepatites da OMS declarou que "A hepatite B é uma pandemia, mas por falta de recursos ou de compromisso da saúde pública ficou praticamente esquecida".

As recomendações da OMS são simples e fáceis de implementar pelos países, inclusive os de menores recursos, que ironicamente são os que possuem o maior número de casos de hepatite B. As recomendações incluem informações sobre como cuidar do infectado, quem deve receber tratamento, que medicamentos utilizar e como acompanhar o paciente em longo prazo de tempo. Uma das excelentes recomendações é a de utilizar exames diagnósticos não agressivos, dando prioridade de tratamento a pacientes com cirrose. É recomendado realizar exames de forma regular para detectar o câncer no fígado.

Os dois medicamentos indicados por serem os mais eficazes são o entecavir e o tenofovir.

O entecavir e o tenofovir já são produzidos como genéricos, custando aproximadamente cinco dólares por mês de tratamento.

Em destaque recomenda a vacinação de todas as crianças após o nascimento e a testagem de todos os infectados com HIV (AIDS), crianças, adolescentes e mulheres gravidas, os vacinando se negativos.




4

Nenhum comentário:

Postar um comentário