.

.

domingo, 8 de março de 2015

Tratamento oral do genótipo 3 da hepatite C

Tratamento oral do genótipo 3 da hepatite C
09/03/2015

O genótipo 3 foi o menos beneficiado com o aparecimento dos tratamentos orais livres de interferon. Se pouco tempo atrás se afirmava que o genótipo 3 era um dos mais fáceis de tratar com interferon peguilado e ribavirina, com a chegada dos tratamentos livres de interferon o genótipo 3 passou a ser o mais difícil de responder aos novos tratamentos.

Mas o ensaio clínico "ALLY" na fase 3 demonstra que não tudo está perdido para os infectados com o genótipo 3.

Combinando o sofosbuvir com o daclastavir, 101 infectados nunca antes tratados com interferon peguilado e outros 51 não respondedores a um tratamento anterior com interferon peguilado receberam 12 semanas de tratamento.

A cura, verificada 12 semanas após o final do tratamento alcançou 90% dos pacientes nunca antes tratados e 86% nos pacientes que não tinham respondido a um tratamento anterior.

Considerando todos os pacientes incluídos no ensaio clínico e os separando entre pacientes cirróticos e sem cirrose, os resultados mostram ser a cirrose um fator negativo na possibilidade de sucesso com o tratamento. Entre os 109 pacientes sem cirrose 96% deles resultaram curados, já entre os 32 pacientes com cirroses a cura foi obtida por 63% deles.

Daclatasvir mais sofosbuvir foi bem tolerado, não houve eventos adversos que levaram à interrupção do tratamento.

Concluem os autores que o tratamento do genótipo 3 com 12 semanas de daclatasvir mais sofosbuvir alcança alta resposta terapêutica, sendo bem tolerado pelos pacientes. Avaliação adicional para aperfeiçoar a eficácia em pacientes genótipo 3 com cirrose está em andamento.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
All-Oral 12-Week Treatment With Daclatasvir Plus Sofosbuvir in Patients With Hepatitis C Virus Genotype 3 Infection: ALLY-3 Phase 3 Study. - Nelson DR1, Cooper JN, Lalezari JP, Lawitz E, Pockros PJ, Gitlin N, Freilich BF, Younes ZH, Harlan W, Ghalib R, Oguchi G, Thuluvath PJ, Ortiz-Lasanta G, Rabinovitz M, Bernstein D, Bennett M, Hawkins T, Ravendhran N, Sheikh AM, Varunok P, Kowdley KV, Hennicken D, McPhee F, Rana K, Hughes EA; on behalf of the ALLY-3 Study Team. - Hepatology. 2015 Jan 23. doi: 10.1002/hep.27726. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário